Portal do Governo Brasileiro

    Sistema de Cotas para admissão: Cursos Superiores
     
     

    De conformidade com a Resolução CS/ 006, de 15/10/09, estabelece-se o sistema de reserva de vagas (cotas) de 50% (cinquenta por cento), em todos os cursos, para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal.

     

    Reconhece-se como categoria pública a instituição educacional conceituada pelo art. 19, Inciso I da lei 9.394 de 1996, ou seja, aquela criada ou incorporada, mantida e administrada pelo poder publico Municipal, Estadual ou Federal.

     

    Não se enquadra na categoria de alunos originados de escolas públicas, com direito a reserva de vagas(cotas), aqueles beneficiados por bolsas de estudos (parcial ou integral) em instituições privadas, filantrópicas ou similares.  

     

    Com o sistema de cotas, fica estabelecido que ao se inscrever para os cursos ofertados nos Editais do IFMT, tanto o candidato cotista (da rede pública) como o não cotista (da rede privada) concorrem apenas e tão – somente à metade das vagas oferecidas pelo IFMT em cada curso e turno.

     

    Ao se inscrever, o candidato que omitir a origem da escola em que cursou o Ensino Médio, não será incluído na reserva de vagas (cotas). O candidato cotista que for aprovado pela reserva de vagas e não comprovar, no ato da matrícula, a declaração feita na inscrição, perderá o direito de se Matricular-se na 1ª chamada. No entanto se houver vagas remanescentes após a 1ª chamada, ele ainda concorrerá a elas, desde que o seu desempenho tenha sido superior a dos Classificados(excedentes), conforme os Critérios estabelecidos no Inciso III da Resolução CS/006, de 15/10/2009, que estabelece a ocupação dessas vagas pelo desempenho no processo seletivo, independente da procedência escolar.


    IFMT - Gerência de Política de Ingresso

    Rua Comandante Costa, 1144 - CEP: 78020-400

    Telefone: (65) 3616-4100

    Cuiabá / MT